sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Automedicação – 20/11/2010

Entrevistada: Farmacêutica Gaulle Alencar
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 30% dos casos de intoxicação ocorre devido a automedicação. O uso de medicamentos sem a prescrição médica pode ocasionar diversos efeitos colaterais prejudiciais, ou no mínimo, não servir para nada Por isso, o Papo Alternativo desta semana convidou a farmacêutica Gaulle Alencar para falar sobre o assunto.
No Brasil, medicamentos, inclusive antibióticos, são comercializados sem a exigência de receitas. É comum as pessoas irem às farmácias e comprarem remédios indicados pelos balconistas, que não estão habilitados para esta função.
No programa, este problema foi abordado sob três aspectos: o propagandismo midiático do consumo de remédios; a crise do sistema de saúde pública, que não atende a demanda existente e acaba contribuindo para que as pessoas procurem cada vez menos ajuda profissional, e sob a ótica cultural, em que há a utilização de plantas medicinais sem benefícios comprovados cientificamente, mas que acabam se popularizando devido o marketing boca a boca de quem usou e obteve resultados positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário