sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Papel da Universidade – 13/11/2010

Entrevistados: Professores Sandra Damasceno (Ufam), Rafael Bellan (Ufam), Luiz Alberto de Carvalho (UEA)
Nessa semana, membros da articulação Parintins Cidadã, professores e alunos da universidade federal do amazonas, e representantes de movimentos sociais deram entrada em documento na câmara municipal de Parintins solicitando esclarecimentos quanto às ações da Câmara em relação a dois vereadores: João Pontes, preso acusado de pedofilia, e Henrique Medeiros, investigado pelo ministério público por improbidade administrativa. O documento também solicitava informações sobre que tipos de ações a casa estava tomando em relação a casos de exploração sexual e pedofilia na cidade.
No entanto, alguns vereadores questionaram o papel da universidade nas discussões sociais, reduzindo-a apenas a um espaço de ensino e aprendizagem teórica, a ponto de o vereador Carlos Augusto afirmar em plenário que quanto mais se discute nas universidades, mais as coisas pioram em Parintins.
Tal atitude demonstra que alguns vereadores desconhecem o papel da universidade – e não estamos falando apenas da Ufam, afinal há também no município a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – o que fez com que nós do Papo Alternativo fizéssemos a seguinte pergunta: será que o cidadão parintinense sabe qual o papel da universidade? Ela deve se manter entre seus muros e apenas promover o ensino?
Foi com esse objetivo que convidamos os professores da Ufam Sandra Damasceno, do curso de Serviço Social e Rafael Bellan, do curso de Jornalismo, e o professor da UEA, Luiz Alberto de Carvalho, do curso de Letras para discutir qual é afinal o papel das Universidades em Parintins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário