sexta-feira, 18 de março de 2011

Dengue – 05/03/2011

Entrevistada: Elaine Piris

Dengue é o assunto do momento e não é à toa. Só nos primeiros dois meses deste ano, o Amazonas já notificou 13.092 casos da doença em 28 municípios. No Estado, nove cidades já decretaram situação de emergência, dentre elas, Parintins, onde já foram confirmados 12 casos e 10 estão sendo investigados.

Por isso, o Papo Alternativo convidou a Gerente de Vigilância Sanitária do Município, Elaine Piris, para falar sobre os principais cuidados no combate a proliferação do mosquito da Dengue, os sintomas e tratamento da doença e os cuidados com o uso de inseticidas e repelentes. De acordo com a Gerente é importante proteger alimentos, roupas e louças que tenham entrado em contato com a borrifação (fumacê) feita nas casas pelos agentes municipais. Ela destacou ainda a cautela que se deve ter em ambientes onde circulem crianças e animais de estimação.

A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família flaviridae e é transmitida, no Brasil, pelo mosquito fêmea Aedes Aegypti, também infectado pelo vírus e pode se apresentar, clinicamente, de quatro formas: infecção inaparente, Dengue clássica, febre hemorrágica da Dengue e síndrome de choque da Dengue. Só neste ano, em todo território nacional, muitas pessoas já morreram infectadas pelo vírus. Elaine afirmou que no município foram detectados casos apenas do tipo clássico da doença.

O primeiro caso de Dengue registrado no país foi em 1685 no Recife. De acordo com pesquisadores, o mosquito chegou à região junto com navios negreiros vindos da África, em pequenos depósitos de água na embarcação, no período colonial do Brasil. Por isso, é importante manter os quintais limpos e evitar o acúmulo de água. O mosquito está se adaptando e se tornado mais resistente.

De acordo com Elaine, já foram encontradas larvas do Aedes em depósitos contendo óleo diesel, visto que havia uma crença de que o mosquito só depositava seus ovos em água limpa. Para mais informações acesse o site www.combateadengue.com.br o procure a Vigilância Sanitária R: Silva Campos, nº1433. Tel.(92)3533-2528.

Nenhum comentário:

Postar um comentário